Confira dicas de praias, passeios e opções de diversão para aproveitar Maceió no verão ou durante suas férias!

Se você está procurando um lugar incrível para passar a temporada, as férias ou um tempo longe de casa, precisa conhecer Maceió. Eleita como uma das cidades com a orla marítima mais bonita do mundo, Maceió encanta por suas belas praias de águas transparentes, gastronomia de dar água na boca e infraestrutura completa.

Capital de Alagoas, conta com praias como Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, localizadas em áreas urbanas em perfeita harmonia com a natureza. Como opções para quem visita a região, hotéis, restaurantes, bares, pizzarias, cervejarias, ciclovia e um calçadão com quiosques. Não à toa, Maceió é um dos três destinos turísticos mais vendidos do Brasil.

Para te ajudar a conhecer o que há de mais bonito e interessante na cidade, nós da Zampieri Imóveis selecionamos algumas dicas de passeio imperdíveis. Monte seu roteiro e aproveite!

Pajuçara – Uma das mais famosas praias de Maceió, Pajuçara é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas protegidas. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, a 2 km da costa. Entre as atrações, além dos peixes, sanfoneiros e cantadores que promovem um animado forró em meio aos corais, diversas barracas, chuveiros, ciclovia e pista de cooper.

Piscinas Naturais de Pajuçara – O transporte às piscinas de Pajuçara é feito por jangadas, que levam cerca de dez minutos para atravessar os 2 km de costa entre a praia e os recifes. Antes de ir ao local, é importante se informar sobre a Tábua de Marés, pois os aquários naturais são formados apenas na maré baixa. A espera, no entanto, vale a pena: é difícil não se encantar com as águas claras repletas de peixes coloridos e pela estrutura das jangadas-restaurantes, que oferecem lagostas, camarões, peixes e caipirinhas de frutas típicas.

Praia do Gunga – Um pequeno paraíso e um dos mais belos postais de Maceió, a Praia do Gunga agrada aos mais diversos estilos, seja o seu aventureiro ou apreciador da paisagem local. Próxima à Barra de São Miguel e a 20 km da Praia do Francês, a região tem como destaque as falésias, formações rochosas milenares que podem ser visitadas de buggy, quadriciclo ou até mesmo a pé, se você tiver disposição para caminhadas mais longas. Do mirante, é possível avistar o imenso coqueiral da Fazenda do Gunga, a Lagoa do Roteiro e um mar com tons de azul sem igual. Outras opções são os passeios de jangada, jet ski, banana boat e outros esportes náuticos.

Ponta Verde – A praia de Ponta Verde é uma das mais cobiçadas em Maceió e conta com os principais restaurantes e bares da cidade. Destaque para os famosos Lopana e Kanoa. A encantadora orla é ideal para a prática de esportes aquáticos ou caminhadas. Moderno e badalado, o bairro possui o metro quadrado mais caro da capital alagoana, além da maior concentração de hotéis de luxo da cidade.

Praia do Francês – Uma das praias mais famosas de Alagoas, a Praia do Francês consegue agradar a dois tipos de público. De um lado, estão os surfistas que encaram as fortes ondas. Do outro, à esquerda, famílias com crianças aproveitam o mar calmo protegido pela barreira de recifes. O agito fica na orla, onde há uma concentração de bares e lojinhas.

Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra – Os bairros do Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra estão no litoral sul de Maceió, na divisa com o município de Marechal Deodoro. O Trapiche da Barra é muito bom em relação à moradia, principalmente para quem vem estudar na Universidade de Ciências da Saúde, a Uncisal. Na área existem escolas públicas e privadas, além do Hospital Geral do Estado, que também fica no bairro. Para os amantes de futebol, uma dica é visitar o Estádio Rei Pelé, localizado na região. Já Pontal da Barra fica na saída de Maceió em direção ao litoral sul de Alagoas e, para quem gosta de beleza, é um ótimo lugar. Às margens da Lagoa Mundaú é possível encontrar vários bares e restaurantes, de onde também partem alguns dos passeios de barco mais lindos do estado.

Praia de Ipioca – Areia branca, mar azul e extremamente calmo. Para quem procura sossego, sem dúvidas a Praia de Ipioca é um lugar imperdível. Bancos de areia formam piscinas naturais excelentes para a prática do mergulho. No restaurante Hibiscus Beach Club, uma estrutura de muito conforto, ótima gastronomia local, saborosos drinks e bebidas.

Museu Palácio Floriano Peixoto – O Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo ou MUPA, foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo. Em 20006, passou a ser utilizado como museu. Hoje, fazer uma visita ao palácio é um dos passeios culturais mais interessantes de Maceió. Em uma visita guiada ao interior, é possível conhecer um pouco da história do edifício, salas com móveis originais antigos, quadros de artistas locais, além de exposições dedicadas aos célebres Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda, personalidades alagoanas. E o melhor: a entrada é gratuita.

Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) – Localizado na Praça Dois Leões, coração do histórico bairro de Jaraguá e zona portuária da capital alagoana, o Misa resgata o passado e preserva o futuro das experiências históricas de Alagoas em imagens e sons. Nele, estão o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Memorial à República, Memorial Teotônio Vilela e a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. O espaço é composto por um hall de exposições, setores de serviços de áudio, imagem e pesquisa, ala de produção e catalogação e um auditório para realização de eventos.

Leia também no blog da Zampieri Imóveis: as vantagens de comprar um imóvel na praia.

E confira AQUI nossas opções de imóveis em Maceió.