A casa própria ainda é o sonho de consumo de milhares de brasileiros, mas, em contrapartida, surgiu também uma tendência entre os jovens de mobilidade. Ou seja, as pessoas permanecem menos tempo em determinado lugar e sentem mais frequentemente uma necessidade de mudança. Assim, inevitavelmente surge a dúvida: comprar ou alugar um imóvel?

A resposta não é sempre a mesma. De acordo com Ricardo Amorim, o economista mais influente do Brasil, dois grandes fatores que devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão.

“A primeira delas está relacionada à mobilidade, pois a grande vantagem de ter seu próprio imóvel é poder deixar exatamente do seu jeitinho. Uma coisa é investir ou reformar um imóvel que é seu; outra coisa é fazer isso num imóvel que não é seu. Então, se a pessoa não pretende ficar muito tempo no imóvel, provavelmente comprar não é a melhor opção. Olhando especificamente a questão da mobilidade. Outro fator que precisa ser levado em consideração é o financeiro. E, neste caso, depende do momento. E o imóvel é como qualquer outro investimento. Há momentos em que ele é um ótimo investimento; há momentos em que pode ser um péssimo investimento”.

Segundo o economista, nos últimos anos, foi muito mais negócio ficar com dinheiro aplicado e usar a rentabilidade para pagar o aluguel do que ter comprado o imóvel.

Mas com a taxa de juros em queda e, na aposta de Amorim vai cair ainda mais, os bancos terão como fonte de rentabilidade o financiamento imobiliário.

Olho: Comprar ou alugar imóvel? Depende do momento.

Zampieri agora administra condomínios em Maceió junto com a Lello, maior empresa do setor no Brasil
04 nov
Coluna Zampieri

Zampieri agora administra condomínios em Maceió junto com a Lello, maior empresa do setor no Brasil

Parceria entre a imobiliária líder de mercado na capital alagoana e a administradora paulista fundada há 65 anos permitiu a […]

leia mais
Responsabilidade Social
24 out
Coluna Zampieri

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é uma das missões da Zampieri Imóveis que, neste sábado (26), participa, ao lado do Ação AVC, […]

leia mais