Zampieri Imóveis

Você está na dúvida se deve alugar ou comprar um imóvel? Antes de tomar essa decisão, o recomendado é avaliar diversos fatores.

Primeiramente, tenha em mente que não há uma opção melhor que a outra, mas sim uma opção que é melhor para você, de acordo com as suas condições financeiras e necessidades. Em segundo lugar, é importante avaliar em que momento está o mercado imobiliário para obter o melhor retorno para o seu investimento, seja em questão de lucro ou qualidade de vida.

Para ajudar você nesse processo de decisão, separamos algumas dicas importantes. Confira:

1 – A PRATICIDADE DE ALUGAR UM IMÓVEL

Caso o seu trabalho ou estilo de vida exija constantes viagens e deslocamentos, talvez o aluguel seja a melhor opção, uma vez que, sempre que precisar, você pode se mudar para um novo bairro ou cidade.

Já se o seu estilo de vida é mais fixo, comprar um imóvel pode ser o ideal. Isso porque, ao alugar um imóvel, você não obtém retorno algum do valor investido mensalmente. No caso da compra de um imóvel, você pode quitar a dívida e se livrar desse gasto ou garantir uma renda extra disponibilizando a casa ou o apartamento para locação.

2 – ALUGAR UM IMÓVEL É A ÚNICA ALTERNATIVA?

São poucas pessoas que têm condições financeiras para investir na compra de um imóvel. No entanto, como mencionado anteriormente, o valor pago no aluguel jamais retornará ao locatário. A longo prazo, isso acaba gerando um gasto imenso de um dinheiro que poderia ser investido no financiamento ou consórcio para aquisição de um imóvel próprio.

Portanto, pagar aluguel por falta de alternativa pode até ser aceitável a curto prazo. Porém, a longo prazo, o melhor é optar pela compra e garantir mais tranquilidade financeira.

3 – COMPRA COMO INVESTIMENTO

A maioria dos especialistas do mercado financeiro afirma que o investimento em imóveis é um dos mais sólidos que existem. Isso porque um imóvel é um bem que permanece como uma reserva patrimonial, garantindo a preservação do dinheiro investido e se tornando mais valorizado ao longo do tempo.

Além disso, ao comprar um imóvel, existe uma certeza: você terá retorno financeiro a qualquer momento que decidir vendê-lo. Diferente do mercado de ações, por exemplo, o investimento em imóveis não sofre com a alta volatilidade.

4 – COMPRAR UM IMÓVEL COMO FATOR DE SEGURANÇA

Com um imóvel você tem o controle total das decisões. Pode realizar melhorias com o objetivo de valorizá-lo, pedir um valor mais alto ou mesmo recusar uma proposta de compra se o preço estiver abaixo da sua expectativa de retorno. Estando no controle dessas decisões, seu grau de confiança será muito maior, principalmente em períodos de crise ou instabilidade econômica.

5 – A DECISÃO DE COMPRAR O IMÓVEL

Um bom planejamento é, sem dúvidas, o caminho mais seguro para se ter segurança sobre a melhor decisão. A partir de um levantamento preciso sobre o seu orçamento e as economias que você tem disponíveis, é possível estabelecer o quão grande pode ser o passo a ser dado. Ao mesmo tempo, é essencial fazer uma análise profunda do mercado, a fim de avaliar em que direção esse passo deve ser dado.

Contar com a ajuda profissional de uma imobiliária é sempre interessante para obter informações de qualidade, que podem te ajudar a encontrar a solução ideal para as suas necessidades. Para isso, conte sempre com a Zampieri Imóveis. Com mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário de Maceió, a Zampieri conta com uma equipe de especialistas prontos para oferecer o suporte que você precisa para tomar a decisão correta.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!