Zampieri Imóveis

Decorar as áreas comuns de um condomínio exige uma atenção especial. Um design arquitetônico bem elaborado não só contribui para a estética do espaço, como também para o bem-estar, para a valorização e para a funcionalidade dos ambientes. Para isso, separamos algumas cuidados a serem considerados ao realizar a decoração das áreas comuns de condomínios. Confira as principais dicas para construir um espaço agradável de convivência.

 

Consulte um profissional

Para não haver contratempos e dores de cabeça é sempre importante consultar um profissional  especializado na área de condomínios. Além de já estar familiarizado com a execução de projetos corporativos e comerciais, um arquiteto ou designer de interiores pensará no projeto específico que atenda as necessidades, reduzindo os riscos e erros que eventualmente poderiam surgir.

 

Utilização de cores

É importante pensar no padrão de cores utilizadas para decorar os ambientes, bem como no público que mais frequenta cada espaço. Cores neutras são mais recomendadas nos espaços nos quais o público é mais adulto, como a recepção, hall de entrada e churrasqueira. Já nos ambientes infanto-juvenis, como playground, brinquedoteca e salão de jogos o padrão de cores pode sofrer variações mais distintas. Vale lembrar que cores neutras não significa falta de vida, portanto, deve-se pensar na paleta padrão do condomínio, sem descartar a sofisticação.

 

Paisagismo

Nada adianta aplicar componentes de decoração às áreas comuns sem uma breve noção de paisagismo. Dessa maneira, prezar pelo equilíbrio entre os aspectos que compõem a decoração é o ideal. Pense em elementos que interajam entre si, dando um aspecto mais convidativo ao ambiente. Isso pode ser realizado por meio do equilíbrio entre recursos naturais e artificiais, a partir de uma iluminação estratégica dos espaços de convivência, e mediante a implantação de materiais com acabamentos bem executados e padronizados.

 

Resistência dos materiais

Espaços comuns de condomínios geralmente são bem movimentos. É inevitável que o fluxo intenso de pessoas e a utilização frequente de elementos que compõem o ambiente se desgastem. Nesse sentido, escolher materiais mais resistentes pode protelar a deterioração dos elementos. O mobiliário escolhido deve ser resistente e com acabamentos precisos, além disso, tecidos, madeiras e metais necessitam de uma atenção a mais.

 

Equilíbrio na composição

Para uma decoração mais ornamentada, é interessante que a composição dos materiais seja estável. Materiais como madeira, granito, vidros simples e coloridos são ideais para o balcão de recepção, mesas de centro ou de canto, e outros elementos decorativos. Além disso, uma iluminação adequada é recomendada e pode ser combinada com espelhos comuns, que proporcionam mais amplitude e elegância ao condomínio.

 

Zampieri Condomínios

A Zampieri é responsável por proporcionar um atendimento especializado e uma gestão totalmente automatizada, preparada para atender a todas as necessidades do seu condomínio. Nossa equipe de profissionais dedicados está pronta para oferecer suporte completo. Para mais informações, visite nosso site em www.zampiericondominios.com.br ou entre em contato pelo telefone (82) 2121-6000.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!