Seja para realizar o sonho da casa própria ou para investir, muitos brasileiros dependem do crédito habitacional para adquirir um imóvel. Recentemente, a Caixa divulgou a redução dos juros para financiamento imobiliário e foi seguida por vários bancos privados.
O gerente regional de Construção Civil da Superintendência Regional da Caixa em Alagoas, Carlos Eduardo Porto, explica que a instituição financeira é o principal agente financeiro do Brasil no crédito imobiliário e por este motivo todos os outros players seguem a tendência.
Este comportamento traz para os consumidores uma condição melhor com menos pagamento de juros
“Este comportamento traz para os consumidores uma condição melhor com menos pagamento de juros, redução da prestação e encargos mensais. Para os construtores incentiva a produção e lançamento, uma vez que permite maior velocidade de vendas e absorção pelo mercado”, acrescenta Carlos Eduardo.
O estado de Alagoas ainda possui um déficit habitacional muito grande e renda média baixa. Para fomentar o mercado nesta fatia populacional, o governo federal criou o programa Minha Casa Minha Vida e grande parte desta demanda de mercado tem o financiamento da Caixa.
“A grande maioria das ações e lançamentos do mercado com a bandeira Caixa se encontra voltada para esse perfil da população, renda até R$ 7 mil e imóveis até R$ 180 mil. Sem esquecer que a Caixa também atua no mercado de alta renda”, disse o gerente.
E, antes de comprar qualquer imóvel, é preciso ficar atento a alguns fatores que interferem diretamente na vida do brasileiro.
“O consumidor deve se preocupar com localização (devido à mobilidade urbana), preço (não apenas a prestação, mais valor de condomínio e outros custos), e necessidade atual (se está pronto ou em construção, se tem dois ou três quartos). Por envolver uma decisão de longo prazo não deve ser tomada na emoção”.