Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de qualquer pessoa. Estar bem preparado para evitar deslizes que possam comprometer o seu bolso e trazer dores de cabeça é essencial, especialmente se você ainda não tem experiência no processo. Pensando nisso, organizamos uma lista com três erros que você não pode cometer no procedimento de compra da sua nova propriedade.
1 – Não visitar o imóvel
Encontrar uma propriedade que satisfaça seus interesses é uma tarefa complexa. Dessa maneira, a empolgação de achar aquele que parece ser o imóvel ideal pode te induzir a tomar uma decisão precipitada. Não organizar visitas à propriedade impede que você observe detalhes que talvez tenham passado despercebidos nas fotografias, bem como dificulta a análise de alguns aspectos da região em que o imóvel está localizado.
Observar o estado de conservação e as condições estruturais da casa ou apartamento de seu interesse, como o funcionamento das redes elétrica e hidráulica, bem como consultar o estado de portas, janelas e armários, é indispensável. Por meio da visita é possível ter uma noção maior das carências do imóvel e investigar os espaços de maneira mais detalhista.
Portanto, o ideal é visitar a propriedade mais de uma vez ao longo do processo. Observar o ambiente com atenção, em horários e dias diferentes, ajuda a ter uma noção do comportamento geral da vizinhança. Localização, trânsito, segurança, comodidade e transporte são apenas algumas questões que devem ser analisadas ao realizar as visitas. Com isso, você não será pego de surpresa com as possíveis adversidades que possam surgir.
2 – Não analisar a documentação
Examinar de maneira cautelosa os documentos tanto do imóvel quanto do vendedor é uma tarefa que não pode ser deixada de lado. Antes de assinar o contrato de compra é necessário avaliar se o procedimento que você está fazendo é seguro, sempre tomando cuidado com possíveis golpes e fraudes.
Com uma análise precisa da documentação é possível constatar se o vendedor possui dívidas e pendências que possam prejudicar a sua compra. Solicite todas as certidões do vendedor para ter certeza de que nenhuma ação judicial vinculada ao nome dele impeça a venda da propriedade.
Solicitar a matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis para checar o histórico da propriedade e verificar se o valor do imóvel está muito abaixo da média do mercado é bastante pertinente. A existência de irregularidades ou restrições podem exigir gastos futuros para a regularização do bem.
3 – Não verificar pendências financeiras e dívidas relacionadas
Verificar as pendências financeiras e dívidas relacionadas ao imóvel pode ser um pouco trabalhoso, porém, é uma tarefa muito importante. Para isso, peça a certidão negativa de tributos municipais, estaduais e federais da propriedade, bem como solicite a certidão do IPTU para ter a certeza que os valores estão quitados.
Caso o imóvel seja um apartamento, verifique com o síndico do condomínio se há algum tipo de pendência em relação à taxa condominial. Caso exista, fale com o vendedor para que o pagamento seja devidamente efetuado.
Zampieri Imóveis
Para encontrar o imóvel ideal para o seu perfil e com a ajuda de profissionais especializados, prontos para orientar você ao longo de todo o processo de compra, conte com a Zampieri Imóveis. Com 30 anos de experiência no mercado de compra e venda, vamos ajudar você a encontrar o melhor caminho até os seus objetivos. Acesse www.zampieriimoveis.com.br ou ligue (82) 2121-6000.