A Zampieri Imóveis é, desde 2010, mantenedora da Associação AÇÃO AVC, uma entidade que tem como propósito ajudar pessoas envolvidas com o Acidente Vascular Cerebral, sejam os pacientes ou familiares. Além disso, realiza atividades e propaga informações acerca da prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação. Neste domingo (23), a associação, realizará a XIII Campanha AÇÃO AVC, a partir das 09h, na Rua Fechada, em Ponta Verde.
O tema geral escolhido para esta edição da campanha foi “Minutos Podem Salvar Vidas”, afinal, saber reconhecer os sinais de um AVC e agir com rapidez é uma das principais formas de preservar a vida do paciente. O evento, que tem caráter recreativo, mas também informativo, convida toda população de Maceió a participar e conhecer mais sobre os fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral.
Outro diferencial da entidade é a existência de grupos de apoio para quem sofreu AVC e seus familiares, com encontros digitais e presenciais. Pessoas que se enquadram nesse público são convidadas a conhecer como funciona este projeto e se cadastrar para fazer parte, pois no domingo acontecerá também o encontro presencial do grupo de apoio, para quem sofreu AVC e para os seus familiares. É um espaço acolhedor para troca de experiências e informações, que tem ajudado muitas vítimas de AVC em todo o Brasil.
De acordo com a fundadora da AÇÃO AVC e diretora da Zampieri Imóveis, Solange Syllos, a responsabilidade social sempre foi um dos pilares da empresa. “Desde o início das atividades em Maceió, a Zampieri sempre defendeu que toda empresa deve ter sua função social. Há quase 30 anos, sempre no dia 08 de dezembro, realizamos o Natal Solidário, ocasião em que distribuímos cestas básicas, roupas, brinquedos, entre outros produtos em comunidades e instituições carentes de Alagoas”, salienta.
Movida por esse mesmo sentimento e após conviver com o AVC de perto, quando seu filho teve a doença, Solange fundou a Associação AÇÃO AVC. “O objetivo foi e ainda é alcançar pessoas que não têm informação preventiva sobre a doença, nem de como seguir com a vida após ela. Saber que existe um lugar de apoio é reconfortante. Queremos ser este lugar”, afirma Solange de Syllos, destacando que assim como a campanha Outubro Rosa, amplamente divulgada nos meios de comunicação e empresas, também é necessário falar sobre AVC no mês de outubro, uma vez que no dia 29 é celebrado o Dia Mundial do AVC.
O Acidente Vascular Cerebral é uma doença que atinge em torno de 16 milhões de pessoas por ano no mundo todo. No Brasil, é a principal causa de morte e registrou 56.038 óbitos apenas nos seis primeiros meses desse ano. Em Alagoas, foram 1.113 mortos no primeiro semestre, 63 a mais que no mesmo período de 2021. Um dos motivos alegados pelos médicos como causador do aumento de casos foi a falta de cuidados com a saúde durante a pandemia.
A Associação AÇÃO AVC possui um site com diversas informações para quem sofreu o AVC e precisa de voluntários e pessoas dispostas a ajudar. Para mais informações, ou para se inscrever no grupo de apoio, basta acessar www.acaoavc.org.br, ou entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98839-6000 ou pelo e-mail falecom@acaoavc.org.br. A entidade também está presente no Instagram pelo @acaoavc.
- Próximo Artigo A importância da paisagem em empreendimentos de alto-padrão