Há muitos anos o mercado imobiliário é considerado um dos melhores meios para investimento. Esse cenário não deve mudar, independentemente da forma escolhida para investir nesse nicho. Investir em imóveis é uma das formas mais tradicionais de ganhar dinheiro e, portanto, continua atraindo muitos interessados.
Ao possuir um imóvel disponível, existem duas formas mais comuns de lucrar: por meio da locação imobiliária ou da venda. Mas, qual a melhor alternativa? Não existe uma resposta padrão, pois ela depende de inúmeros fatores. É preciso analisar cada caso individualmente, identificar o perfil do proprietário que busca obter lucro com a propriedade e, acima de tudo, quais os objetivos desse indivíduo.
Vale destacar que diferente das inúmeras novas formas de investimento que supostamente oferecem grande rentabilidade, mas que são operações arriscadas, o investimento em imóveis praticamente não apresenta riscos e pode gerar altos rendimentos, o que caracteriza o setor por sua solidez e por sua estabilidade.
Quando vender:
Antes de optar por vender, é necessário ter claro em mente que a venda não trará uma renda fixa recorrente (mensal), como no caso de quem opta por alugar. Por outro lado, haverá, sim, uma quantidade maior de dinheiro e de forma rápida. Então, se o proprietário precisa de uma quantidade significativa de dinheiro e com certa urgência, vender pode ser uma boa opção.
Outro cenário que coloca a venda como preferência é quando o imóvel está parado, sem rentabilidade. Onde tem imóvel parado, há prejuízo, uma vez que o dono precisará arcar com todos os custos que um imóvel gera, como IPTU, manutenções e outros.
O valor do imóvel para venda deve ser definido de forma correta e técnica, para que não haja prejuízo ao proprietário ou ainda para que não seja estipulado um valor fora de realidade, o inviabilizaria a venda. Contar com a ajuda de profissionais nesse momento é importante. Características da propriedade, como localização, bairro, número de quartos e conservação do imóvel ajudam a definir o preço.
Quando alugar:
Uma proposta diferente da venda é o aluguel, que é uma boa opção para quem deseja ter um rendimento fixo. Nesse caso, o inquilino pagará um valor todos os meses, definido em contrato, por um período determinado de tempo, que pode ser renovado. Com isso, alem da rentabilidade, o proprietário tem todos os custos da propriedade cobertos (IPTU, energia, água e taxa de condomínio – se houver).
Essa é uma ótima alternativa para donos de imóvel que pretendem ganhar dinheiro de forma rápida. E claro, isso não impede de, no futuro, o proprietário optar pela venda. Destaca-se ainda que, a longo prazo, é possível acumular com o aluguel um valor superior ao que seria adquirido na venda.
Zampieri Imóveis
Para que tudo ocorra bem, o cliente deve buscar uma imobiliária referência no mercado, que conte com uma equipe capaz de orientar adequadamente. Em Maceió e região, conte com a Zampieri Imóveis, uma empresa que possui experiência e capacidade para guiar você pelo melhor caminho, dentro dos seus objetivos. Acesse o nosso site!