Zampieri Imóveis

De acordo com o indicador IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário Residencial) da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), nos últimos 12 meses foi registrada uma elevação de 12,5% nos preços dos imóveis.

“A evolução do preço dos imóveis está sendo responsável por elevar de forma substancial o patrimônio dos brasileiros. Ao aplicar esse ganho sobre o valor patrimonial dos imóveis chegamos a uma valorização estimada de 1,5 trilhão de reais”, afirma Luiz França, presidente da ABRAINC — Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Segundo Luiz França, outro ponto positivo é a valorização nos preços de cidades que antes vinham enfrentando um desaquecimento no mercado imobiliário, como Rio de Janeiro, cujo preço cresceu 10%.

“São muitos os fatores que impactaram essa realidade. De um lado, uma combinação econômica composta de juros mais baixos — a Selic chegou a 2% ao ano em 2020 —, e, mesmo com sua recente elevação, segue em um baixo patamar histórico. Quando avaliamos na ótica do juro real (taxa menos inflação), os dados são ainda mais expressivos. Com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegando a 9% ao ano, os juros reais estão em patamar negativo, chegando à marca de -3% ao mês”, explica.

Estudos divulgados pela Abrainc revelam que quem investiu em imóveis no Brasil entre 2010 e 2019 teve rendimento anual médio de 15,3% ao ano. Com a forte queda nos juros ocorrida em 2020, a atratividade dos investimentos em imóvel cresceu ainda mais. “Esse cenário gera, portanto, uma boa oportunidade para o setor da construção e para o investidor que vê no imóvel um ativo seguro e com boa rentabilidade no longo prazo”, afirma Luiz França, presidente da ABRAINC.

A evolução do preço dos imóveis está sendo responsável por elevar de forma substancial o patrimônio dos brasileiros

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!