A tecnologia transformou a forma como diversos segmentos funcionam, inclusive o Mercado Imobiliário. Quem trabalha na área sente diariamente os impactos na rotina. O convidado da Coluna Zampieri desta semana, Lupércio Leão, diretor comercial da Thais Imobiliária, do Distrito Federal, afirma que a tecnologia tem impactado na experiência do consumidor com inovações como tours virtuais e atendimento por chatbots, e otimizado processos internos das empresas. “Na Thaís Imobiliária, por exemplo, estamos desenvolvendo um processo automatizado que permite, a partir de informações cadastradas em nossa ERP e de arquivos de imagem, gerar um anúncio em segundos, sem intervenção humana”, salienta.
De acordo com Lupércio Leão, o tempo é um ativo crucial para empresas que precisam entregar resultados a uma clientela cada vez mais exigente. “Vemos hoje empresas tradicionais que ainda levam dias para uma análise cadastral e aprovação de crédito de seus pretendentes a locatários, quando já se consegue fazer isso em minutos. Isso sem contar que com processos mais ágeis e automatizados, é possível entregar, paradoxalmente, um atendimento mais humanizado, uma vez que tiramos da equipe o tempo dedicado a processos burocráticos”, afirma.
Contudo, a tecnologia também pode ser utilizada para o mal. Para Lupércio, buscar empresas tradicionais, porém inovadoras, é uma forma de se precaver de fraudes e golpes, sem deixar de usufruir dos benefícios da tecnologia. “Uma empresa como a Zampieri, como a Thaís, que coincidentemente têm a mesma idade, são bons exemplos de que ter experiência não significa ser ultrapassada. Tecnologia sozinha não resolve. É necessário muita experiência, sensibilidade e relacionamento interpessoal, que somente o tempo é capaz de proporcionar. Em suma, o melhor dos mundos é ter tradição, com inovação”, pontua.
Por fim, o diretor da Thaís Imobiliária diz acreditar que ainda há um oceano de possibilidades tecnológicas a serem exploradas. “Como exemplo de tendências, podemos citar a moradia como serviço, que seria algo como moradia por assinatura. Imóveis prontos para receber seus moradores, com móveis, utensílios, internet. Na administração de imóveis, temos a antecipação de aluguéis como uma espécie de consignado para o proprietário, uma transação segura e lastreada no aluguel. Na construção, temos o steel frame, como uma tendência para novos empreendimentos, que pode baratear e agilizar as construções. Enfim, estamos em um contexto de muitas oportunidades e quem acompanhar o mercado com uma boa assessoria terá, com certeza, muita chance de sucesso em seus investimentos”, conclui.
- Próximo Artigo A importância da paisagem em empreendimentos de alto-padrão