Vivemos na era da tecnologia. Os avanços tecnológicos conquistados até aqui podem ser vistos como aliados e, mais do que isso, como ferramentas fundamentais para o mercado imobiliário. De acordo com Amanda Cordeiro, CEO da ApeMais, startup especializada em gerenciar reformas em apartamentos, a pandemia acelerou esse processo de transformação do setor.
“Um bom exemplo disso é que apartamentos na planta já planejados com espaços para o home office. Está é a nova tendência do mercado imobiliário. De acordo com a última pesquisa ‘Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro’, realizada pelo DataZap, braço de inteligência imobiliária da Zap+, a pandemia da Covid-19 alterou as preferências dos brasileiros na busca por imóveis. A cada dez brasileiros, quatro intensificaram a sua procura. No ano passado, a proporção estava em quatro consumidores para cem”, afirma.
Entre os entrevistados, 62% afirmaram que buscam imóveis com ambientes bem divididos, enquanto 45% consideram importante ou muito importante morar em uma casa por conta do espaço disponível. 9% dos entrevistados declararam ter mudado a forma de procurar imóveis por conta das características desejadas. Em março do ano passado, esse dado correspondia ao percentual de 0,1%.
“E duas palavras emprestadas do idioma inglês explicam os números da pesquisa: home office. A adaptação ao trabalho remoto teve um impulsionamento gigantesco por conta da nova realidade trazida pela crise sanitária. Isso fez com que os compradores de imóveis na planta passassem a buscar locais mais adequados para conciliar o trabalho com a família e com outras questões domésticas. O mercado imobiliário agora tem acompanhado essa demanda” salienta.
A pandemia da Covid-19 alterou as preferências dos brasileiros na busca por imóveis