Zampieri Imóveis

Na Coluna Zampieri dessa semana, a sucessão familiar, transferência patrimonial que, para ser bem sucedida, exige organização, transparência e planejamento.

O engajamento familiar na construção de impérios financeiros é uma tradição brasileira e, consequentemente, a sucessão familiar é uma prática bastante comum na transmissão de bens patrimoniais aos herdeiros.

Com mais de 20 anos de experiência da área de Direito Empresarial, para o advogado Jairo Melo, este procedimento é individual e cada família tem uma necessidade diferente de realizá-lo. 

“A sucessão é um processo que vai sendo construído a partir da compreensão que cada um dos integrantes tem dos seus objetivos pessoais e do grupo familiar ou empresarial em que este está inserido. Portanto, é algo dinâmico e único para cada família”.

Mas esta transferência patrimonial de geração em geração bem sucedida exige organização, transparência e planejamento. E a falta de conhecimento sobre este instituto é um entrave ao processo correto.

“Creio que o desafio inicial de uma sucessão patrimonial é tomar a decisão de conhecer primeiramente o que é esse instituto já deveras conhecido de tantas famílias e grupos empresarias mundo afora. Uma vez que se saiba o que é, quais os seus benefícios e qual o caminho a percorrer, dificilmente a decisão é no sentido de não aderir a esse processo de organização patrimonial”, comenta o advogado que é mestre em Direito.

Para a potencializar as possibilidades de continuação bem sucedida dos negócios familiares no comando de gerações posteriores, organização patrimonial é essencial.

“É um planejamento jurídico que se faz para um indivíduo, família, sociedade empresária ou grupo empresarial com o objetivo de levantar determinados bens e direitos, avaliá-los, formalizar a relação jurídica destes com os seus respectivos detentores, assim como os resguardando juridicamente, a fim de organizá-los para eventual desejo ou necessidade de transmissão para herdeiros ou outros sucessores naturais ou negociais”.

Acesse aqui a Coluna Zampieri da semana passada, sobre o mercado de shopping centers no Brasil.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!