A pandemia de Covid-19 foi um momento de ressignificação da moradia. Como consequência, observamos um período de forte valorização dos imóveis, ao mesmo tempo em que o setor comercial sofreu os impactos das restrições impostas. Dando início a uma série de entrevistas com empresários que fazem parte da RAL (Rede Avançada de Locações), a Coluna Zampieri desta semana traz José Roberto de Toledo, superintendente da Lello Imóveis. De acordo com ele, em 2023 estamos vivenciando uma fase de transição, com perspectivas sólidas de tempos melhores.
“Na área de incorporação e construção, por exemplo, observamos que a cidade de São Paulo, a maior metrópole da América Latina, vem apresentando um momento de evolução, com um número cada vez maior de pré-lançamentos e lançamentos imobiliários. Um estudo que realizamos mostra que a capital paulista ganhará até o final de 2023, 580 novos condomínios, o que representa 46 mil apartamentos a mais na cidade”, afirma.
Ainda de acordo com José Roberto de Toledo, também é notável um movimento de retomada na área de imóveis comerciais, com o retorno do home office para o trabalho presencial. “No curto prazo, acreditamos que o final de 2023 já será diferenciado, com a retomada da economia, conforme demonstram os indicadores. Para 2024 estamos otimistas, mas é preciso ter sempre os pés no chão porque, tradicionalmente, em cenários de crise, o setor imobiliário também pode ser afetado. Contudo, os indicadores demonstram sinais de retomada, tanto na área de incorporação imobiliária quanto de locação residencial, com forte valorização nos valores dos aluguéis em função do aumento da demanda”, pontua.
No primeiro semestre deste ano, a Lello abriu as portas da Casa Lello, na rua Oscar Freire, área nobre da capital paulista. Trata-se de uma loja-conceito, inspirada em espaços colaborativos e desenhados para convivência. “É também, igualmente, um espaço para negócios e atendimentos dos nossos clientes por meio de especialistas, nas áreas de administração de condomínios, locação e venda de imóveis”, explica.
A Casa Lello possui três andares, com áreas mais reservadas e também espaços compartilhados para receber clientes parceiros, startups, time interno, fornecedores e visitantes que queiram conhecer melhor a marca, além de um espaço interativo para workshops, palestras, seminários e eventos que têm reunido pensadores de diversos segmentos relacionados à temática urbana e imobiliária. Também há espaços para exposições itinerantes, lançamentos de livros e eventos diversos relacionados ao setor imobiliário e à temática urbana. “Penso que o principal objetivo da Casa Lello é permitir a troca de experiências sobre como viver melhor a vida nas cidades”, conclui José Roberto de Toledo.