A economia mudou e a tendência de retomada de crescimento também reflete sinais positivos no mercado imobiliário. Este ano promete ser de virada para o setor.
Para o diretor de Incorporação da Cyrela, Piero Sevilla, o comportamento do mercado imobiliário já é favorável, mas tem capacidade de melhoria.
“Entendemos que a retomada está acontecendo de forma lenta e gradual, mas já sentimos reflexos por conta de fatores como o recuo dos juros e o consequente aumento dos recursos alocados na poupança – sinais positivos para o financiamento da habitação. Mas claro, ainda há espaço para o juro ao consumidor final cair mais. Outro fator fundamental para a melhora do desempenho do setor imobiliário é a queda nas taxas de desemprego. Acreditamos que pode ser sim o início de um novo ciclo do setor”.
Outro fator oportuno para reforçar o entendimento de confiança na economia é a nova gestão federal e o potencial de criação medidas liberais que estimulam o empresariado.
De acordo com Piero Sevilla, novo governo pode alavancar o mercado “contribuindo para políticas que possam ampliar o número de empregos no país e realizar reformas econômicas que melhorem o ecossistema econômico no país – e gerando estabilidade e confiança para investidores e compradores”.
Se engana quem pensa que a alta do mercado imobiliário vai ser puxada por produtos Minha Casa Minha Vida. Existe uma diversidade de empreendimentos com capacidade de reaquecer o mercado imobiliário.
“O mercado imobiliário tem espaço para crescimento e inovação. A Cyrela enxerga potencial para expandir em novos produtos com Cyrela em alto padrão, Living para médio padrão, e popular com sua marca recém-lançada, Vivaz. Além disso, outras modalidades estão crescendo no Brasil, como os complexos de saúde privado”.