Zampieri Imóveis

Desde 2010, por meio da Zampieri Social, a Zampieri Imóveis é mantenedora da Associação AÇÃO AVC, uma entidade que tem como propósito ajudar pessoas envolvidas com o Acidente Vascular Cerebral, sejam os pacientes ou familiares. Nesse processo, o Grupo de Apoio AÇÃO AVC é a principal ferramenta. A convidada desta semana da Coluna Zampieri, que vai explicar como esse trabalho funciona, é a coordenadora do grupo de apoio, Fabiana Amorim.

“O grupo foi uma forma de ampliar a rede de apoio para pessoas que tiveram AVC e seus familiares, pois sabemos das dificuldades em ter informações no momento pós-AVC. Eles sentem-se acolhidos, compartilhando e ouvindo vivências, dificuldades e angústias iguais as suas. Dessa forma, o grupo visa esse acolhimento, além de oferecer orientação adequada de profissionais qualificados, que podem facilitar o processo de reabilitação”, explica a coordenadora, salientando que a entidade também se preocupa com a família dos pacientes, pois eles também são pegos de surpresa e precisam de orientação e cuidados.

Fabiana Amorim explica que as reuniões funcionam em dois formatos. “O primeiro, é o virtual, uma vez por mês, via chamada de vídeo. Hoje temos mais de 100 pessoas que fazem parte do grupo, entre pacientes e familiares. O outro formato é o presencial, em Maceió, também uma vez ao mês. Os dois encontros têm a mesma roupagem, sempre convidamos profissionais da saúde ou áreas afins para levarem capacitação e apoio para essas pessoas, esclarecerem dúvidas, darem direcionamentos, etc”. A psicóloga salienta a reunião presencial também é transmitida remotamente para que outros membros, mesmo a distância, consigam participar.

A entidade está de braços abertos para receber mais pessoas. Para fazer parte do Grupo de Apoio AÇÃO AVC é necessário realizar um cadastro no site www.acaoavc.org.br e responder algumas perguntas que vão ajudar a identificar o perfil do paciente ou familiar. Em seguida, a equipe entra em contato para dar as orientações necessárias e integrar o novo membro ao grupo. “Ao entrar no Grupo de Apoio, além dos encontros mensais, essa pessoa passa a contar com um suporte diário de profissionais, que se revezam em um sistema de plantão para tirar dúvidas e ajudar com orientações adequadas”, conclui Fabiana Amorim.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!