Zampieri Imóveis

Empreender no mercado de franquias tem sido uma escolha para aqueles que buscam abrir seu próprio negócio com menor risco e maior suporte. No entanto, é preciso ter em mente que para o sucesso ou o fracasso de uma franquia, a escolha do ponto comercial é um fator crucial. Para trazer mais informações sobre este assunto, convidamos para a Coluna Zampieri desta semana Ana Vecchi, CEO da Ana Vecchi Business Consulting, especialista no ciclo de vida dos negócios.

De acordo com a especialista, é preciso ser estratégico na hora de decidir o endereço ideal para o negócio. “Ter perda de faturamento em função de não estar no lugar adequado, a médio e longo prazo pode fazer esse negócio se tornar inviável. O ponto comercial, o fluxo do público-alvo e as condições da rua ou avenida são parte muito importante para o retorno do investimento feito na franquia. Avenidas de fluxo de trânsito alto, em uma velocidade alta, em um lugar onde as pessoas não param o carro, não estacionam, certamente nem dá para ver que a loja está ali. Ao mesmo tempo, locais totalmente residenciais, que não tem nada por perto, também não são adequados”, orienta Ana Vecchi.

Ainda de acordo com a especialista, o franqueador tem que orientar o franqueado a respeito das características de ponto comercial. “Os pontos não devem ser muito maiores ou muito menores que a metragem que o franqueador orientou. Também existem imóveis impecáveis, mas que o valor do aluguel inviabiliza. E, por outro lado, há aqueles em que o aluguel está muito barato, mas que precisa que o locatário faça uma reconstrução, o que talvez não valha a pena”, afirma.

Ana Vecchi afirma que entre os maiores desafios está a disponibilidade de pontos, a condição dos imóveis e a vigência dos contratos. “Digamos que a franquia tenha um contrato de vigência de cinco anos e a locação do imóvel de três. É preciso negociar com o proprietário do imóvel para não correr o risco de precisar mudar de localização após construir a marca naquela região”, pontua. Sobre concorrência direta e indireta na localização escolhida, Ana Vecchi reforça isso é algo positivo, pois se há concorrente instalado na região há um determinado tempo, é porque existe público. “Mas a nova empresa tem que chegar para ganhar. Entrar melhor. Perceber o que pode oferecer de diferente”, finaliza.

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