Zampieri Imóveis

Na última quinta-feira (30) foi comemorado o Dia do Síndico, figura de extrema importância dentro dos condomínios. Aproveitando sua passagem por Maceió para um evento da Zampieri Condomínios, o convidado desta semana da Coluna Zampieri é o advogado, palestrante e especialista em condomínios, Inaldo Dantas. Com 40 anos de experiência na área, ele afirma que o mercado evoluiu muito, principalmente nos últimos anos, após a pandemia.

“As relações condominiais mudaram e a virtualização é o ponto chave nesse sentido. Hoje, quase tudo é feito virtualmente. Você tem o condomínio na palma da mão. Esse pode ser o ponto forte e o ponto fraco. Qual cuidado o síndico deve ter? Buscar conhecimento. Ninguém sabe de tudo, então, para ter segurança em tudo que for fazer, o síndico precisa de assessoria. Ele deve ter uma excelente administradora de condomínios, não pode abrir mão de um acompanhamento jurídico e, quando necessário, ser assessorado tecnicamente por outros profissionais. O síndico não é obrigado a conhecer a lei, mas é obrigado ao seu cumprimento. Esse é o grande desafio. Saber fazer, mesmo não tendo conhecimento total”, afirma.

De acordo com Inaldo Dantas, um síndico mal assessorado corre o risco de perder o cargo ou, ainda pior, ter problemas com a Justiça. “Sem a orientação adequada, o síndico pode cometer crimes fiscais, tributários e previdenciários, praticar o ato ilegal da apropriação indébita, ficando passível de responder civil e criminalmente por isso e, ainda, ter o seu nome sujo”.

Para o especialista, a comunicação é um detalhe que tem que ser trabalhado com cuidado nos condomínios. “O WhatsApp traz facilidades, mas também é uma ferramenta perigosa no sentido de ser mal interpretado, pois não há relação humana e a coisa terminar em uma discussão. Muitas vezes os grupos tem afastado as pessoas”, pontua Inaldo, salientando que sempre alerta pessoas que estão com problemas e vão até o síndico buscar ajuda. “Não é o morador contra o síndico, mas sim ele e o síndico contra o problema”, diz.

Algumas iniciativas podem contribuir a melhorar a convivência nos condomínios. “O síndico mirim, por exemplo, que funciona com uma eleição entre as crianças do condomínio, para que elas tenham uma interação. A horta comunitária, que serve para que as pessoas dialoguem no momento que estão plantando, regando, colhendo ou discutindo sobre seus gostos. Enfim, contar com esses espaços é algo maravilhoso. É exatamente o contrário do WhatsApp, pois você cria grupos de relacionamento social de verdade”, conclui Inaldo Dantas.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!