O interesse por veículos elétricos cresce a cada ano. Com isso, atento ao comportamento do consumidor, o mercado imobiliário está se adaptando. De acordo com o convidado desta semana da Coluna Zampieri, o Diretor de Negócios Estratégicos da Zuuz Mobilidade Elétrica, Vinicio Carrara, grandes construtoras estão projetando seus edifícios com soluções para estações de recarga. “A demanda cresce a cada dia, e planejar essa solução desde o projeto traz praticidade para moradores, síndicos e administradoras, pois precisam de menos intervenções na hora de instalar estações de recarga para os carros elétricos”, afirma.
Os carros elétricos são uma realidade e os números reforçam isso. “As vendas de veículos híbridos e dos 100% elétricos vem crescendo de forma exponencial no Brasil e no mundo. Em 2015, no Brasil, foram menos de mil unidades. Em 2022 chegamos a 40 mil. Impulsionada pelos compromissos internacionais, a expectativa é que em 2030 esse número chegue a pelo menos 540 mil, o que significa quase 30% da soma de todos os veículos a venda”, destaca Vinicio Carrara.
Condomínios mais antigos, sem os pontos de recarga, já começam a sentir a necessidade de buscar alternativas. De acordo com Vinicio Carrara, é possível instalar estações de recarga na maioria dos prédios, porém, alguns cuidados devem ser tomados. “Começando com uma empresa de soluções de recarga qualificada que fará uma boa avaliação técnica. Deste modo, será realizado um mapeamento das cargas e com auxílio de um balanceador de energia, garantirá a segurança elétrica das construções maximizando a experiência do usuário”, pontua.
Segundo Vinicio Carrara, o gerenciamento individualizado do consumo dos usuários é uma dúvida frequente. “É fundamental que a empresa escolhida tenha um sistema completo de gestão de consumo individualizado. Ele é composto por uma plataforma online e medidores integrados que monitoram o consumo de cada estação de recarga. Dessa forma, ao final do mês, cada morador só paga o que consome sem onerar os outros moradores que não têm ainda carros elétricos”, explica o Diretor de Negócios Estratégicos da ZuuZ Mobilidade Elétrica.