Janeiro é um dos meses mais gostosos do ano. Além do período de férias, o verão está com tudo em Maceió. É a época perfeita para quem quer diversão e também para os que buscam descanso. Nos condomínios os dias ficam mais agitados com o aumento do movimento. Áreas comuns, principalmente a piscina, costumam receber mais pessoas. Por isso, síndicos devem estar preparados para lidar com diversas situações.
Moradores que optarem por não viajar podem querer aproveitar a estrutura do condomínio, por isso, é necessário realizar manutenção em todas as áreas de lazer, como piscinas, playgrounds, sala de jogos, espaço para festas etc. Todo cuidado é pouco para evitar problemas. Em relação às crianças que não viajarem, a preocupação também deve ser em relação a elevadores, garagem, escadaria, e áreas de acesso restrito como caixas d’água e casa das máquinas.
Não é indicado que menores de 10 anos andem sozinhos nos elevadores. A gestão do condomínio também deve proibir que as crianças brinquem nas escadas e na garagem e manter a escadaria e as garagens com boa iluminação, sem acúmulo de entulhos. Nos playgrounds, crianças menores de cinco anos devem estar sempre acompanhadas por um responsável para evitar acidentes.
Na piscina, todo cuidado é pouco. As crianças adoram a folia, porém é fundamental ficar claro que a responsabilidade por menores de idade é dos pais ou responsáveis pela unidade condominial, sem que haja qualquer respaldo de síndicos, conselheiros ou mesmo de moradores. Assim, qualquer acidente no ambiente aquático pode ser caracterizado como irresponsabilidade dos pais.
Em alguns condomínios a ordem é que crianças não podem frequentar a piscina sem a presença do responsável. O síndico deve orientar os funcionários a ligarem imediatamente para os pais dos menores que forem encontrados desacompanhados de adultos na piscina.
Convidar amigos e familiares para o lazer na piscina também é uma prática comum nos condomínios, desde que permitida pelo Regimento Interno do Condomínio. Porém, o comportamento das pessoas nem sempre se encaixa nas regras condominiais, infringindo-as de diversas formas. Mas a responsabilidade pela infração do visitante é do condômino.
As regras, penalidades e multas para uso da piscina estão no Regimento Interno e na Convenção de Condomínio. Porém, nem todos os moradores leem estes manuais. Para reforçar a informação, o ideal é divulgar as regras de conduta e exigir rigor no cumprimento delas, aplicando as penalidades naqueles que descumprirem. De acordo com o Código Civil, as multas não podem ultrapassar o limite de 10 vezes o valor da taxa de condomínio.
Administrar os problemas causados pelo uso da piscina não é tarefa fácil para o síndico e é oneroso para o condomínio, que é responsável por todo o cuidado de manutenção e limpeza da área. Por isso, contar com uma boa administradora de condomínios é fundamental para evitar dores de cabeça. A Zampieri Condomínios tem uma equipe preparada para lidar com todos os detalhes que compõe a gestão condominial. Acesse o site www.zampiericondominios.com.br e solicite uma proposta. Confie em quem entende do assunto e transforme o lugar que você mora!