O imóvel, por exemplo, pode ser financiado por ambos e ficar no nome dos dois. Veja como fazer.
Como já diz o velho ditado “Quem casa, quer casa”. A medida que o relacionamento vai crescendo e se fortalecendo, é normal que os casais decidam por dividir a vida e queiram assumir novos investimentos juntos, como comprar uma casa e morar juntos nela, por exemplo. Essa decisão é um grande passo na vida de ambos os envolvidos e pode gerar dúvidas sobre como se planejar e dar início a essa mudança de vida.
Ao comprar um imóvel, o pagamento à vista pode ser algo inviável para muitas pessoas. Por isso, os financiamentos e linhas de créditos imobiliários são as melhores alternativas para adquirir a “casa própria” de forma parcelada. Considerando, ainda, o início da vida a dois, é possível realizar o financiamento com a composição de renda familiar. Ou seja, aquele em que soma-se a renda do casal e pode ser uma excelente opção para quem quer comprar o primeiro imóvel e dividir o lar.
Para te ajudar a dar esse passo tão importante, separamos aqui como devem ser as composições de renda para este tipo de financiamento. Continue a leitura e confira!
Dividindo os gastos
Alguns bancos limitam em até 30% o comprometimento da renda mensal para o pagamento das mensalidades do financiamento. Isso acaba dificultando quando a ideia é investir em um imóvel com valor alto. Por isso, somar as rendas e declarar como renda familiar pode ser uma boa saída. Como o próprio nome diz, a composição de renda familiar soma os rendimentos do casal. Assim, com mais pessoas para compor a renda para o financiamento, fica mais viável financiar um imóvel de maior valor.
Quem pode compor a renda?
Vai depender do banco que o casal optar para fazer o financiamento, já que as exigências de contrato variam de uma instituição financeira para a outra. No Banco do Brasil, por exemplo, é restrita a participação de três pessoas com parentesco na composição de renda. Já a Caixa Econômica Federal não impõe limite para o número de pessoas que poderão participar da composição de renda familiar.
Direito do participante?
O imóvel financiado pelo sistema de composição de renda ficará no nome de todas as pessoas envolvidas. Ou seja, cada um dos participantes passam a ser donos de partes do imóvel, com direitos iguais. Isso vale para casais com união estável, casamento em regime parcial de bens e qualquer outro grau de parentesco. Em caso de imprevistos, como separações ou falecimentos, existe a possibilidade de cancelamento do financiamento ou renegociação das parcelas que ainda faltam ser quitadas.
Começar a vida a dois pode ter vários embaraços e dificuldades, mas como todo início de fase, é preciso persistência e organização para que o sucesso seja alcançado.
Se acredita que é hora de viver isso e tem interesse em financiar um imóvel com a composição de renda do casal, entre em contato com a Zampieri Imóveis e simule o financiamento de um imóvel com a gente. Será um prazer fazer parte desta decisão.
- Próximo Artigo A importância da paisagem em empreendimentos de alto-padrão