Zampieri Imóveis

Hoje, o financiamento imobiliário é a opção mais escolhida para quem opta por comprar um imóvel. No entanto, existem regras diferenciadas para financiar um imóvel novo ou usado. Por isso, antes de fechar contrato, o recomendável é sempre estudar as opções de financiamento de imóveis. Veja abaixo!

Financiamento de imóveis usados
A primeira diferença é o valor: imóveis usados podem ser até 30% mais baratos do que imóveis novos. Além disso, a negociação com a construtora ou proprietário tende a ser mais flexível.

Outra diferença é o limite de financiamento. O teto para financiar um imóvel usado aumentou para 80% em 2018, o que possibilita dar um valor menor de entrada.

Junto com o aumento da cota, os juros para o crédito imobiliário foram reduzidos para 8,75% ao ano pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e 9,5% ao ano para imóveis do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Financiamento de imóveis novos
Já o limite de financiamento para um imóvel novo não sofreu alterações e foi mantido em 80%, com valor mínimo de entrada de 10%. Na linha Pró-Cotista da Caixa Econômica Federal, por exemplo, voltada a trabalhadores com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o empréstimo no Nordeste tem um teto de R$ 1,5 milhão para imóveis novos.

A modalidade é uma das mais baratas do país, com juros que variam entre 7,85% a 8,85%, perdendo apenas para o crédito do Minha Casa Minha Vida. O prazo para pagamento é de 30 anos.

Para evitar dores de cabeça
Caso você tenha interesse em comprar um imóvel usado, tenha muito cuidado com a documentação. Para não cometer falhas, verifique sempre a listagem do que é exigido pelas instituições financeiras.

Outro item que precisa de muita atenção em qualquer caso, independente de o imóvel ser novo ou usado, é o contrato de compra e venda. Antes de finalizar a compra, examine o documento para garantir o entendimento de todas as cláusulas.

Nesses casos, é sempre mais seguro contar com uma imobiliária especializada. A Zampieri, por exemplo, possui um departamento de assessoria jurídica, que auxilia no processo de negociação e fechamento de contrato do início ao fim. Conte conosco na compra do seu imóvel!

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!