O mercado de imobiliário brasileiro começou o ano aquecido, o que resultou em um aumento no número de vendas nos primeiros meses do ano, totalizando 24.712 de unidades vendidas, com um crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2017.
Uma análise feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostra que apesar do salto nas vendas, o lançamento de novos imóveis caiu 30,7% de janeiro a março deste ano.
A soma de lançamentos que foram consolidados em março totalizou 6.458 unidades, resultando em um recuo de 22,8% na comparação anual. Para projetos de médio e alto padrão, os lançamentos somaram 2.508 unidades, um salto de 191,6%. Já para os imóveis do Minha Casa Minha Vida, os lançamentos foram de 3.745 unidades, recuo de 50,1%.
Entende-se, então, que o crescimento nas vendas foi com base na demanda reprimida dos últimos anos.
Com mais imóveis sendo vendidos e menos imóveis sendo lançados, a quantidade total de imóveis diminuiu no Brasil. No fim de março, o estoque de imóveis chegou a 123.055 unidades, com um recuo de 14,8% na comparação anual.
Na soma desse estoque, 33% dos imóveis são prontos, 52% em construção e 20% na planta. No fim do período, o preço médio do estoque ficou em R$ 6.042 por metro quadrado.
Quer aproveitar o mercado imobiliário aquecido e comprar ou investir em um imóvel novo? Conte com a Zampieri Imóveis para te auxiliar.
- Próximo Artigo A importância da paisagem em empreendimentos de alto-padrão