Zampieri Imóveis

O crescimento sustentável é a meta de todo o país que visa o desenvolvimento econômico de maneira equilibrada. A indústria da construção civil brasileira também segue esta tendência e já atua na fabricação de empreendimentos comprometidos com o cuidado ao meio ambiente.

De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a construção civil moderna utiliza meios e processos sustentáveis na obra com foco na preservação ao meio ambiente e, consequentemente, na valorização do empreendimento.

“O consumidor também se beneficia diretamente com as atitudes sustentáveis. As novas unidades habitacionais ou comerciais são desenvolvidas com tecnologia para evitar o desperdício e reaproveitar recursos e o comprador ganha um imóvel com infraestrutura qualificada e a economia de materiais”.

O presidente acredita que a construção civil brasileira vem avançando, em um processo de aculturamento em que a sustentabilidade é tratada não apenas no enfoque técnico de projetos e soluções, mas em um escopo mais amplo, como um vetor empresarial.

“Esse é um movimento essencial quando consideramos o novo ambiente em que vivemos e o impacto no curto, médio e longo prazos de temas como mudanças climáticas, consumo de água e energia. Investir em tecnologia sustentável é investir no futuro e adequar-se a mudanças que vieram pra ficar”.

Para José Carlos Martins a sustentabilidade impulsiona a inovação, estimula a busca por novas tecnologias e promove o surgimento de novos nichos de mercado.

“Os clientes e a sociedade buscam nos empreendimentos, produtos e serviços relacionados à construções diferenciais, como o uso da energia renovável, aproveitamento de água da chuva, uso eficiente da água, entre outros, promovendo desta forma mudanças no setor e fazendo com que as empresas que já incorporaram em seus negócios os requisitos de sustentabilidade, como certificações, sejam reconhecidas como líderes de mercado”.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!