Não restam dúvidas de que a transformação digital mudou o jeito de viver em condomínios. Para falar sobre esse assunto, a convidada da Coluna Zampieri desta semana é Angélica Arbex, Diretora de Marketing da Lello Condomínios, empresa parceira da Zampieri Condomínios. “O digital precisa responder e rápido sobre como acelerar a queda do custo do condomínio, como trazer mais segurança no acesso das pessoas aos espaços privados e comuns, a aceleração da logística necessária para a entrega de encomendas de e-commerce que se tornou exponencial”, pontua.
Ela chama atenção para os algoritmos, inteligência artificial, internet das coisas, monitoramento remoto e manutenção preditiva. “Os modelos insistentemente criados e testados pelas condotechs estão trazendo para o eixo morar a transformação que já aconteceu em outras indústrias como a bancária, a de educação, de saúde”, afirma Angélica.
De acordo com ela, o digital é também um fator decisivo para a construção e o fortalecimento de comunidades geolocalizadas. “Os grupos de WhatsApp dos condomínios se transformam em uma rede social que se expande para além dos muros do prédio e ocupam o entorno, ligando pessoas próximas fisicamente entre si, proporcionando encontros, conveniência, renda”.
“Tudo na vida do condomínio pode ser redesenhado e melhorado com tecnologia. Com a pandemia que passamos, nossa indústria tomou coragem de reinventar velhos modelos como as assembleias de condomínios. As assembleias digitais transformaram a relação dos condôminos com os condomínios. Agora, com segurança, conforto e conveniência todo mundo pode participar das decisões de seu condomínio estando no prédio, na cidade ou de qualquer lugar do mundo. Precisamos estar atentos aos aprendizados deste nosso novo tempo. A tecnologia para mim só faz sentido se no fim do dia ela melhorar de verdade a vida das pessoas”, conclui Angélica Arbex.