As necessidades no mercado imobiliário mudam com o passar dos anos e com a transformação na realidade das famílias. Para falar sobre os novos parâmetros na hora de desenvolver projetos arquitetônicos, o convidado desta semana da Coluna Zampieri é o arquiteto Edalmo Lôbo, que possui 35 anos de experiência. Ele salientou que, por meio de estudos de mercado, identifica-se o crescimento de um público que deseja um apartamento de luxo, porém mais compacto, na faixa dos 200m², uma vez que as famílias estão diminuindo e com o aumento no preço das matérias-primas, o metro quadrado ficou mais caro.
“Observamos então esse público composto por pessoas já bem estabilizadas, mas que não precisam de um lugar tão grande, como os antigos apartamentos de 600m². Agora eles preferem algo mais compacto, com menos gente em volta”, explica o arquiteto, revelando que foi atendendo essa demanda que surgiu o Palazzi Orizzonte, empreendimento lançado pela Zampieri Incorporações. “É um projeto inédito em Maceió, pois é o primeiro prédio dentro de um condomínio fechado de casas, diferente de todos os outros que são feitos em ruas públicas”, afirma.
O arquiteto destaca, entre as vantagens, a privacidade e exclusividade. “As ruas todas são privativas, serão poucos moradores em volta e o prédio ficará no ponto mais alto do terreno, de uma forma que o primeiro andar estará acima de todos os prédios beira-mar que por ventura venham a ser construídos futuramente. Com isso, não existe bloqueio de ventilação. Sem dúvidas, é uma garantia de sossego, em uma estrutura com grandes acabamentos”, destaca.
Edalmo Lôbo finaliza salientando outros destaques do projeto. “Todo o piso térreo é destinado a uma área de lazer muito generosa, de 2100m² e, além disso, existe um pavimento superior que também entra como lazer, com uma piscina acima das que existem no mercado, área fitness com tudo que uma academia precisa e um salão de festas integrado a uma área externa. Também destaco sempre a ventilação de todo prédio, que é ímpar, com janelas que têm alcance visual e o estudo lumínico, térmico e acústico para oferecer a melhor qualidade em conforto”, conclui o arquiteto.