Alugar um imóvel
Zampieri Imóveis

Alugar um imóvel traz sempre muitas dúvidas. Por exemplo: como encontrar o imóvel ideal? O processo de locação é complicado? Consigo fechar o contrato de locação sem ter um fiador? Quais são as exigências quanto a garantias locatícias?

Primeiramente, é preciso lembrar que o imóvel em questão será o seu futuro lar e, portanto, tem que ser agradável, com espaço suficiente para você e sua família. Sendo assim, escolha o seu imóvel com muita calma e preste atenção a detalhes que, posteriormente, irão garantir a você mais tranquilidade no momento de assinar o contrato que está prestes a firmar.

Confira algumas dicas da Zampieri Imóveis:

LOCALIZAÇÃO – Defina quais os bairros que você gostaria de morar, pois a localização é fundamental para delimitar sua pesquisa. Analise vias de acesso, serviços de transporte público, vizinhança, se nas proximidades há escolas, padarias, supermercados, farmácias, enfim, fatores que garantem a você e sua família qualidade de vida.

BUSCA – Escolhido o bairro, é a vez de iniciar as pesquisas e ver as opções disponíveis, avaliar os preços dos aluguéis, o tamanho de imóvel que você precisa, etc. A internet é uma ferramenta maravilhosa para isso, pois você analisa as opções com detalhes dentro do horário de sua preferência.

CUSTO – Verifique se o valor do aluguel está de acordo com as suas possibilidades financeiras, evitando, por exemplo, optar por um lindo apartamento, porém com um custo muito elevado, o que pode gerar dificuldade para pagar. Lembre-se de inserir no custo o aluguel, IPTU, condomínio e a conta de água e luz. Sugerimos que não ultrapasse 30% do valor total de sua renda, o que dará tranquilidade para você assumir essa despesa nos próximos 30 meses de vigência do contrato.

VISITA AO IMÓVEL – Visite o imóvel durante o dia, para que você observe todos os detalhes dele, como iluminação, posição do sol, tamanho dos cômodos, etc. Faça isso mais de uma vez, para ter certeza de todos os detalhes. Não esqueça também de olhar a garagem, no caso de apartamento, certificando-se de que é adequada ao seu veículo. Outro detalhe importante é que, caso tenha um animal de estimação, certifique-se de que ele será aceito no seu futuro condomínio.

GARANTIA LOCATÍCIA – A Lei do Inquilinato oferece diversas opções de garantia. Para quem não quer incomodar algum parente ou amigo para ser fiador, por exemplo, pode-se optar pelo seguro fiança ou título de capitalização. Avalie qual a melhor opção para você.

DOCUMENTAÇÃO – Providencie a documentação exigida/Carteira de identidade e CPF, certidão de casamento.  Se você for casado, é a documentação do casal. Para o caso de assalariados, geralmente se exige a carteira de trabalho e os três últimos contracheques. Para profissionais liberais, a cópia da declaração do IR.

VISTORIA E ENTREGA DE CHAVES – A vistoria verifica os detalhes do apartamento, como estado da pintura, revestimentos danificados, funcionalidade de todas as torneiras e tomadas elétricas, etc. Este serviço é realizado pela imobiliária, no entanto nada impede que você cheque o laudo final para ter certeza de que tudo está listado. Abra todas as torneiras e verifique se o fluxo de água está bom, teste todas as luminárias e tomadas, verifique se não tem vazamentos, nem paredes com infiltrações. A elaboração do Laudo de Vistoria garante que o proprietário terá o imóvel de volta nas mesmas condições que entregou e para você é uma forma de se resguardar com futuras acusações injustas sobre alguma coisa que já estava danificada.

Lembre-se: antes de se mudar, troque o segredo da fechadura para garantir a sua segurança. Depois disso, é só se instalar na sua nova casa ou apartamento e aproveitar!

Acesse o site da Zampieri Imóveis e encontre seu imóvel para alugar em Maceió.

Zampieri Imóveis

Este artigo foi produzido pela Zampieri Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!